Por que o uso de equipamentos de proteção é tão importante?

Estar preparado para um serviço é o dever de todo profissional, afinal, ninguém quer sofrer com acidentes de trabalho. Mas por que os equipamentos de proteção são tão importantes?

Estar preparado para um serviço é o dever de todo profissional, afinal, ninguém quer sofrer com acidentes de trabalho. Mas por que os equipamentos de proteção são tão importantes?

Porque acidentes de trabalho acontecem diariamente e são mais comuns do que se imagina. Por isso, é recomendado a perícia e identificação do ambiente e o uso de equipamentos de proteção de modo preventivo.

Como evitar acidentes de trabalho?

O mais recomendado é passar por um treinamento para conhecer as principais funções da profissão e como usar os equipamentos de trabalho para prevenir qualquer acidente.

Segundo, usar os equipamentos de proteção para impedir qualquer imprevisto que possa ocasionar um problema maior. As duas coisas andam juntas. Profissionalismo é ter o conhecimento adequado da função e tomar os devidos cuidados preventivos.

Nas primeiras aulas de cursos profissionalizantes o aluno já aprende uma série de cuidados a serem seguidos e todos os processos de trabalho dos mais básicos aos mais avançados.

Quais os acidentes de trabalho mais comuns?

Ter uma formação na área de atuação é extremamente recomendado, pois só um profissional qualificado e habilitado saberá executar a função e manusear os equipamentos com o conhecimento e a experiência necessários para o trabalho.

Mesmo assim, apesar do uso de equipamentos de proteção, os acidentes de trabalho são recorrentes e mais comum do que imaginamos. Por isso, é preciso estar preparado para tudo.

Conheça os acidentes mais comuns no ambiente de trabalho.

1. Quedas. As quedas podem acontecer em qualquer ramo, horário e gravidade. E o risco só aumenta quando os trabalhadores exercem suas funções em ambientes localizados acima de dois metros do solo.

Para evitar acidentes, é preciso que tanto os trabalhadores quanto os representantes da empresta estejam atentos aos detalhes básicos, como um ambiente de trabalho limpo e organizado, superfícies escorregadias, além das vias de acesso livres.

2. Lesão por esforço repetitivo (LER)

A LER é uma lesão muito comum e muito negligenciada. O esforço repetitivo pode ocasionar prejuízos irreversíveis na vida do trabalhador.

Geralmente, essas lesões aparecem com mais frequência em profissionais com condições ruins de trabalho e que estão sob pressão, estresse e carga excessiva e movimentos repetidos sem descanso.

Com isso, ocorrem formigamento dos membros, cansaço e dores agudas nos membros ou nervos mais utilizados na função do colaborador.

3. Queimaduras. Pode não parecer, mas as queimaduras são acidentes muito comuns. Elas são ocasionadas pela exposição ao fogo, altas temperaturas ou, até mesmo, exposição excessiva ao sol.

Outros fatores que causam queimaduras são os produtos químicos, em especial o manuseio de forma incorreta. Além da ausência de material adequado, como recipientes de armazenamento.

É nesse ponto que o uso de equipamentos de proteção ganha destaque. Assim, todos saem ganhando. A empresa não corre o risco de gastar com indenizações e o colaborador ganha com a qualidade de trabalho e reconhecimento profissional. 

Quer saber mais e aprender como trabalhar de maneira correta exigindo os seus direitos? Invista em você e saia na frente. Conheça nossos cursos profissionalizantes e mude a trajetória da sua vida para a melhor direção.

Posts Relacionados

Deixe um comentário